sexta-feira, 12 de junho de 2009

12/06 - Dia dos namorados ou dia de San Valentín???


Nos países de língua inglesa e espanhola, o dia de San Valentín é comemorado no dia 14 de fevereiro.
Como não celebramos o San Valentin no Brasil, não sabia nada deste santo. Busquei informações e encontrei a história do mesmo.
No ano 270 d.C, Roma está em plena decadência. O imperador Claudio III insiste que os homens casados rendem menos nos campos de batalha, porque estão emocionalmente ligados as suas famílias...e proíbe os casamentos! Afirma que os solteiros são melhores soldados e lutam com mais garra. Evidentemente, a notícia desta proibição provoca tumulto. Valentin, um bispo cristão, diante da injusta decisão do imperador, resolve casar os apaixonados em segredo. Quando o imperador descobre, manda prender Valentin e tenta convencê-lo a renunciar ao cristianismo. Como não consegue nada, ordena que o matem. Valentin morre no dia 14 de fevereiro.
Depois de séculos, a Igreja Católica ressuscita este fato. O objetivo da Igreja é acabar com os ritos de adoração ao deus do amor e, deste modo, institui o dia 14 de fevereiro como dia dos namorados.

Um comentário:

  1. to falando.... cultura pura.... na verdade dias dos namorados s[o tem memso no Brasil, e uma maneira de vender mais neste mes que seria fraco no comercil era um vacuo entre o dia das maes e dia dos pais... isto eu vi na televisao... rsrsrs Kaka tb e informacao.... (desculpe o teclado... vc sabe q estou longe e aki tem algumas coisitas diferentes... me aguarde qdo voltar..rsrsrsrsrs
    beijitos americanos..rsrsrsrs
    Katia Prado

    ResponderExcluir