terça-feira, 13 de julho de 2010

O complicado mecânismo da visão e as cores


Cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fotons sobre células especificadas da retina, que transmitem através de informações pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso. A cor de um material é determinada pelas médias de frequência dos pacotes de onda que as moléculas constituintes refletem. Um objeto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência daquela cor. Assim, um objeto é vermelho se absorve preferencialmente as frequências fora do vermelho.

É relacionada com os diferentes comprimento de onda do aspectro eletromagnético. São percebidas pelas pessoas, em faixa especifica (zona do visível), e por alguns animais atráves dos orgãos de visão, como uma sensação que nos permite diferenciar os objetos do espaço com maior precisão. Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores, enquanto o preto é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. na natureza, esta decomposição origina um arco-íris.

Cor laranja, cor-de-laranja, cor de abóbora ou simplesmente laranja ou abóbora, é uma cor terciária, pelo vermelho e o amarelo (uma primária e outra secundária, dependendo do caso) que, no espectro visivel, tem um comprimento de uma onda aproximado de 620/585 nanómetros. Tem a mesma cor da fruta que lhe dá o nome.
É uma cor viva que geralmente é associada a euforia, uma disposição enérgica e muito usada para chamar a atenção. Estudos indicam que a cor laranja em um ambiente pode deixar as pessoas do recinto eufóricas. A cor laranja foi escolhida pelas Forças Armadas dos Estados Unidos como a cor a ser usada para coletes salva-vidas por ser muito visível e contrastante com a cor do mar, mesmo a noite, e também por ser uma cor pouco comum na natureza.

Algumas coisas que têm cor laranja: laranja (fruta); chama, fogo ou brasa em madeira; mel silvestre olhado contra a luz, abobora, etc.

Cor Primária
É uma cor que não pode ser decomposta em outras cores. Essas cores são misturadas entre sí para produzir as demais cores do espectro. Quando duas cores primárias são misturadas, produz-se o que se conheçe como cor secundária, e ao misturar uma cor secundária com uma primária surge uma cor terciária.
Tradicionalmente, o vermelho, o azul e o amarelo são tratadas como as cores primárias nas artes plásticas. Esse sistema de classificação é conhecido como RYB.
Entretanto, essa é uma definição errada do ponto de vista científico. Apesar de qualquer escolha de cores primárias ser essencialmente arbitrária, uma vez que o espectro de luz é continuo, em se tratando de cores subtrativas ( que somam ao preto, Exemplo.: pigmentos) a escolha habitual é ciano, magenta, e amarelo; enquanto que para cores aditivas (que somam ao branco, exemplo: luz) são usados vemelho, verde e azul.

Cor Secundária
São as cores que se formam pela mistura de duas cores primárias, em partes iguais.
No início, a teoria dos pigmentos era restrita à pintura. Os antigos pintores já faziam misturas antes da moderna ciência das cores, e as tintas usadas até então eram poucas. No sistema RYB, que emprega a teoria das cores de Leonardo da Vinci, as cores secundárias são:

  • Verde - formado por azul e amarelo
  • Laranja - formado por amarelo e vermelho
  • Violeta (ou púrpura) - formado por azul e vermelho

Modernamente, contudo, considera-se dois casos de classificação de cores: o aditivo (ou luminoso) e o subtrativo (ou refletivo), uma vez que o sistema RYB não representa de fato todas as cores perceptíveis pelo olho humano. As cores primárias de um caso são secundárias do outro e vice-versa.

Cor Terciária

É uma cor composta por uma cor primária e uma cor secundária. São ao todo seis cores, a saber:

  • Laranja = vermelho + amarelo
  • Oliva = verde + amarelo
  • Turquesa = verde + ciano
  • Celeste = azul + ciano
  • Violeta = Azul + magenta
  • Cor de rosa = vermelho + magenta

A definição das cores terciárias independe de o caso ser aditivo (RGB) ou subtrativo (CMY), as cores são sempre as mesmas, e com as mesmas combinações.

Cores complementares

São cores que em certo sentido, são opostas umas às outras. A acepção dessas cores varia dentro da ciência das cores, na arte e no processo de impressão.

Na ciência das cores duas cores são chamadas complementares se, quando misturadas, produzem o preto, e o branco ou alguma graduação de cinza. Nos sistemas de cores mais perceptiveis, o branco está no centro do espectro e as cores complementares se situam uma ao lado da outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário