terça-feira, 5 de maio de 2009

koi nobori - Dia dos Meninos

Foto gentilmente cedida por minha amiga Xu.

A palavra koi nobori significa literalmente “subida das carpas”. Na cultura japonesa, a prática corresponde ao ato de hastear carpas feitas de papel ou tecido em mastros de bambu. O koinobori é colocado no Dia dos Meninos, uma das principais datas comemorativas do Japão, celebrada em 5 de maio. Segundo a tradição, o koinobori é hasteado para que os meninos cresçam fortes.

Até o século XVII, os samurais exibiam suas armas e armaduras no Dia dos Meninos. Com o fim de terem um símbolo menos ostensivo, os plebeus urbanos mudaram esse costume e passaram a usar a imagem da carpa. O peixe foi escolhido para representar esse ideal de coragem, força e bravura devido ao fato de o mesmo poder subir correntezas e cataratas. Além disso, há uma lenda chinesa que diz que no final da escalada de uma queda d’água, a carpa se transforma em um poderoso dragão. Uma das provas dessa simbologia é o fato de que no santuário de Hachiman, deus da guerra, são distribuídos amuletos em formas de carpa.

O Dia dos Meninos passou a ser considerado o Dia das crianças.

2 comentários:

  1. Olá

    Larguei vc falando sozinho no outro dia né....perdi a conexão e não consegui mais conectar!!! Sorry....Mas, consegui fazer um kusudama grande....ficou bem bonito....depois mandarei as fotos!!

    Bom dia
    Fe

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da sua narrativa sobre o dia dos meninos. Parabéns.
    As carpas também estão lindas. Abraços

    ResponderExcluir