domingo, 16 de outubro de 2011

Segunda aventura pelo mundo do feltro - Parte final






Enquanto os pedaços de feltro se movimentam e vão tomando forma, me lembrei da corujinha de estimação da Isa Klein que vi em um de seus posts antigos. Happy, era assim chamada a pequena ave.

De aparência muito estranha a ave de rapina ao longo da história da humanidade tem simbolizado, conhecimento, sabedoria, pavor, e diversas crenças oriundas do mundo espiritual. Na mitologia grega encontramos Athena, a deusa da guerra e sabedoria que tinha como mascote, uma coruja. Os gregos, principalmente os de pensamentos filosóficos, consideravam a noite um momento de revelação. E sendo a coruja um pássaro noturno, acabou sendo representado por essa busca do saber. Já no Império romano, a ave era tida como animal agourento, seu canto anunciava que a morte estava próxima.


A tradição dos índios norte-americanos diz que a coruja mora no Leste, lugar de iluminação. Posto que a humanidade teme a escuridão, a Coruja enxerga no breu da noite. Onde os humanos se iludem ela percebe com clareza, acreditavam os índios.

Para os filósofos gregos o símbolo da sabedoria está intimamente ligado à influência da mitologia, de onde se origina a filha de Zeus, deus dos deuses, Athena, como fora dito deusa da guerra e da sabedoria. Athena traz pousada em sua mão direita a figura da ave noturna, que segundo a lenda sempre estava ao seu ombro, revelando-lhe as verdades invisíveis. É a crença difundida até os dias de hoje por filósofos contemporâneos.

Fonte de pesquisa: Wikipédia


4 comentários:

  1. Olá, Marcelo! Ficaram ...Uhmmmmmmmmm! Show de bola. Eu também adoro corujas. Amo demais, não sei explicar, mas é a ave que gostaria de ter. Enquanto todo mundo ama papagaio, periquito, eu amo as corujas e beija-flor. Aqui no verão aparece de vez em quando uma no abacateiro, não sei se neste verão, ela virá porque minha mãe pediu para meu irmão mais novo, cortar alguns galhos, porque as folhas caiam muito no pátio dos vizinhos e tinha muito bicho cabeludo = taturana, daquelas que queima e destrói o nossos rins. Vou copiar a foto modelo e fazer em E.V.A. Depois post para você ver. Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcelo!
    Ficaram mesmo muito lindas,já fiz várias por encomenda,mas acho que nunca postei nenhuma,muitos bichinhos de feltro que faço,passam sem que eu poste,vou prestar mais atenção a isso,mas gostei muito das suas,nem dá pra acreditar que são as primeiras!
    Alguns anos atrás eu tive uma coruja,meu ex-marido a encontrou caída com a asa quebrada,a levou para casa,e nós cuidamos dela até que ela se reestabelecesse, e depois a soltamos de volta ao seu verdadeiro lar,era linda,muito grande e branca,vontade de continuar com ela deu sim,mas não seria justo,né mesmo?! Minha mãe tem uma coleção de corujas,de todo tipo de material,ela adora!
    Beijos e parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Lindasssss quero todas, adoro corujinhas!! ^^
    parabéns pela façanha!!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Neca, Carla e Dani, obrigado pelo carinho.
    Engraçado que vi essa corujinha na net e logo pensei em reproduzi-la.E trabalhar com feltro foi minha 1° experiência. Muito legal.
    Fico feliz que vcs tenham gostado. Beijos...

    ResponderExcluir