segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Os tsurus


O tsuru no Japão designa uma ave, chamada de grou.
Ele representa um símbolo de felicidade.
A ave pernalta normalmente freqüenta as lagoas ao norte de Hokkaido, no Japão.

O Tsuru é um dos mais conhecidos símbolos da paz, segundo uma antiga tradição o costume de dobrar mil garças em origami é um ato de esperança. Daí surgiu o habito de fazer correntes de Tsurus para realizar desejos ou a recuperação de um doente, a felicidade no casamento, a entrada para a universidade, a conquista de um emprego. A primeira referência sobre essa tradição foi encontrada no livro Senbazuru Orikata (Dobrando mil garças), de Ro Ko Na, publicado em 1797.
Sua forma básica serve de base para outras figuras de papel, desde animais até plantas. Antigamente costumava-se pendurar os Tsurus de papel, no teto, para distrair as crianças, especialmente os bebês. Eram oferecidos também nos templos e altares, juntamente com pedidos de proteção.
Acredita-se que originalmente as dobraduras tinham apenas a função decorativa, e só mais tarde foram associadas às orações. Nos monumentos a paz em Hiroshima, onde caiu a bomba atômica há vários conjuntos de 1.000 Grous, vindos de todas as partes do mundo, feitos por alunos de escolas, associações, enfim por um grupo de pessoas que se uniram para pedir a paz. Para a confecção destas mil aves é preciso união, esforço e fé de muitas pessoas formando-se assim uma corrente de pensamentos positivos.
A dobradura do Tsuru é bastante fácil de fazer, se orientada por uma pessoa que conheça a técnica das dobraduras.Os pássaros prontos podem ser amarrados com barbante, formando uma corrente para ser enviada a lugares que necessitam de Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário