segunda-feira, 2 de maio de 2011

Cinema de Segunda-feira a noite


Segunda-feira, folga na academia e nada melhor que um cineminha pra relaxar...

O filme conta a vida de Lionel Logue, cuja profissão chamaríamos hoje de terapeuta da fala. A importância histórica de Logue, ficou marcada pois ele prestou uma ajuda inestimável ao então futuro rei da Inglaterra Príncipe Albert durante os anos de 1920. Na época não havia especialista de saúde no tratamento de graves distúrbio de dicção e fala, problema que praticamente impedia o Príncipe Albert de falar publicamente.

O Discurso do Rei”, que leva ao conhecimento público a relação pouco convencional de Jorge VI (nomeação real do Príncipe Albert), com o seu terapeuta, que durante anos foi tratada quase como um "Segredo de Estado". Na época, na sociedade britânica, a gagueira era vista como uma falha de caráter, mais grave ainda se afetasse um membro da realeza.

O episódio dos tratamentos vocais de Jorge VI, só agora chega ao público através do cinema depois de cumprida uma exigência da rainha Isabel (1900-2002), que pediu ao escritor David que não escrevesse sobre o caso do marido antes da morte dela. "As memórias desses tempos são ainda muito dolorosas", respondeu a rainha-mãe, quando, no início da década de 80, foi contactada pelo argumentista anglo-americano.

Só a título de curiosidade, o Rei Jorge VI é o pai de Elizabeth, a atual rainha da Inglaterra. E subiu ao trono depois que o irmão mais velho Eduardo VIII abdicar do trono.

Gostei muito!!!

2 comentários:

  1. Assisti esse filme tb...
    Bacana, né?
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Tutti!
    Gosto muito de filmes baseados em fatos reais.
    É bom ver os fatos ocorridos de uma outra ótica e perceber que a familia real não está tão distante de nós, simples mortais. hehehe..
    Boa quarta-feira!!!

    ResponderExcluir