terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Tradições Japonesas - Parte I

File:Maneki Neko Bank.JPG


Maneki Neko


Muita gente acredita que o boneco Maneki Neko, o gatinho da sorte japonês, traz sucesso e dinheiro. Com a pata levantada, ele parece saudar quem chega e atrair as boas graças da fortuna.
Três lendas falam de sua origem.
1 versão diz, que um bichano morava no templo Gotoku-ji. Era um dia de tempestade, e um senhor feudal que viajava se abrigou debaixo de uma árvore em frente ao templo e viu o gatinho que acenava para ele. Encantado, o homem foi para perto do bichinho simpático, e no mesmo instante um raio partiu a árvore de onde ele acabara de sair. Desde então, o bichano passou a se reverenciado e o boneco representa o gatinho em seu gesto iluminado.


Na 2° versão, uma mulher muito pobre sonhou que seu gato lhe pedia para fazer sua imagem em cerâmica. A mulher assim o fez, e logo muita gente começou a aparecer em sua casa e comprar os bonecos gatos, e ela terminou seus dias bem rica.

A 3° versão diz que houve uma loja em Edo que se chamava "Gato de Ouro-Prata" e que tinha um gato. Sempre que o bichano lavava a carinha com a patinha da frente entrava um freguês na loja, por isso ele é colocado preferencialmente na entrada do estabelecimento porque se com a patinha esquerda (a levantada) ele chama freguês, com a direita ele "chama" dinheiro.



Tsuru

Desde a antigüidade o tsuru (garça) ocupa um lugar privilegiado no mundo do origami. Sua confecção proporciona um momento de magia, pois um plano quadrado se consegue transformar em um objeto de arte elegante pois embora de linhas finas, o tsuru tem base sólida, sem vão, e está sempre em postura de alerta, que manifesta sua infinita majestade.

Como o tsuru simboliza a paz, sorte e longevidade, fazer mil origamis de tsuru, o chamado semba tsuru, significa um desejo a ser realizado: a recuperação do doente, a felicidade do casamento, a obtenção de um emprego. E até hoje, por causa desta crença, quando se pretende conseguir um objetivo os japoneses costumam fazer semba tsuru e ao final dos mil tsurus, o desejo costuma ser realizado.


Boa semana!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário