A variação das coberturas foi se amadurecendo com o passar dos anos, até que o tomate chegou a Europa trazido por Cristóvão Colombo e daí para frente o pomodoro foi incorporado totalmente à receita. Houve época em que essa iguaria era comida no café da manhã e vendida por ambulantes.
À medida que se tornou mais popular, erguiam-se barracas onde era vendida a massa em formatos diferenciados, de acordo com o pedido do cliente. O primeiro pizzaiolo da história foi Don Rafaelle Espósito, proprietário de uma famosa pizzaria de Nápole, a Pietro il Pizzaiolo.
Don Rafaelle ficou famoso a partir do verão de 1889, quando foi cozinhar no palácio Capodimonte para os soberanos rei Humberto I e sua rainha Margherita de Sabóia, que estavam em visita à Cidade. O pizzaiolo, para prestar uma homenagem à rainha, resolver fazer a pizza com as cores da bandeira italiana - branco, vermelho e verde.
A rainha gostou tanto da pizza que Don rafaelle a batizou com o seu nome. Embora a origem da pizza, como hoje é conhecida, seja italiana. Os grandes devoradores desse produto ficam do outro lado do oceano. Os dois países que mais consomem pizza no mundo são respectivamente: EUA e Brasil, com destaque para as cidades de Nova Iorque e São Paulo.
Dia da Pizza
O Dia da Pizza é comemorado desde 1985 em São Paulo. A data foi instituída pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração da redonda.
Fonte: Guia dos Curiosos
Olá, Marcelo!
ResponderExcluirDesconhecia esta historia da pizza. O que eu ouvi muito a dizer dela e que havia surgido em um das guerras mundiais. Por causa da falta de comida, algumas pessoas fizeram a famosa pizza bolo do qual puseram todos os alimentos que haviam recolhida vegetais no geral e carnes que sobraram para pode alimentar todo que estavam ali. Tanto que esta historia ouvi num programa de culinaria e feita por uma senhora bem de idade. Mas como diz a frase:" vivendo e aprendendo"
Por isso nesta data tão deliciosa fizemos nossa homenagem, eu e meu companheiro de pizza (mano + novo), comemos a Portuguesa e a Galinha com catupiri.
Viva a redonda e deliciosa.
huummm esta hisstória muito me interessa, amo pizza, e como fala o texto em NY come-se realmente muita pizza, e eu como uma boa turista saborei várias nestas férias... é um dos meus roteiros gastronômicos lá é comer pizza... fiquei com fome... acho qeu tá na hr do almoço...
ResponderExcluirvou comer uma pizza em sua homenagem... rsrsrs
bjinhos.. KP