terça-feira, 7 de julho de 2009

Tanabata Matsuri (Festival das estrelas)





Imagens feitas por Lohana Sayuri.
Med in Japão.


Tanabata Matsuri (Festival das estrelas)

Diz o mito que a muito tempo Tem-Kou, o deus celeste, tinha uma filha, Orihime( a estrela Vega) que era a encarregada de tecer as roupas dos deuses em uma máquina especial chamada tanahata.
Preocupado com sua filha, que só queria saber de trabalhar, Tem-Kou teve a idéia de apresentar-lhe um jovem que morava do outro lado do rio Amanogawa (também conhecida como Via Láctea). Kengyu (para nós a estrela Altair) era um boiadeiro, tão trabalhador quanto Orihime.

Eles se apaixonaram e passava tanto tempo juntos que já não cuidavam mais de suas obrigações como antes. Os deuses não tinham o que vestir e as vacas de Kengyu estavam doentes ou mortas por descuido.

A atitude dos jovens amantes deixou Tem-Kou furioso. Assim, o deus celeste mandou que os dois se separassem, levando Kengyu até o outro lado de Amanogava.
Orihime e Kengyu ficaram tão tristes que não retomaram suas obrigações. Tem-Kou, com pena, decidiu que eles poderiam se encontrar, uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês, caso eles trabalhassem duro durante o tempo em que ficassem separados. Nesta ocasião, as duas estrelas se sobrepõem. E aqui na terra comemora-se o festival.

O mito ainda diz que o céu deve estar claro para que as duas estrelas possam se encontrar. Caso o céu esteja nublado, o encontro será possível somente no próximo ano.

Surgiu, então, a tradição de escrever pedidos em papeis coloridos e pendurá-los em varas de bambus durante o festival. Os pedidos deveriam ser destinados tão somente ao sucesso do encontro de Veja com Altair. Porém, com o tempo a tradição foi se transformando e os pedidos para Veja e Altair pudessem se encontrar foram substituídos por desejos individuais.



Um comentário:

  1. Olá Marcelo. Ainda não conhecia o teu blog, nem acredito. Adorei as tuas dobras. Deixei um presentinho para ti no meu blog.

    Beijinhos

    ResponderExcluir