terça-feira, 19 de outubro de 2010

Homer Simpson é um verdadeiro católico?


Para o Vaticano, Homer Simpson é um "verdadeiro católico"
Publicada em 18/10/2010 às 12h31m-O Globo

Um dos personagens mais famosos - e politicamente incorretos - da televisão mundial, Homer Simpson foi declarado "um verdadeiro católico" pelo "L'Osservatore Romano", o jornal oficial do Vaticano.
De acordo com o "L'Osservatore", o desenho animado "Os Simpsons" explora questões como família, comunidade, educação e religião de uma maneira que nenhum outro programa popular de televisão aborda.
Apesar de Homer roncar durante os sermões do Reverendo Lovejoy e humilhar seu vizinho religioso Ned Flanders, no artigo intitulado "Homer e Bart são católicos", o texto do jornal afirma: "'Os Simpsons' estão entre os poucos programas de TV para crianças em que a fé cristã, a religião e questões sobre Deus são temas recorrentes" e "A família recita orações antes das refeições e, de forma peculiar, acredita na vida após a morte".
O texto cita uma análise de um padre jesuíta, Francesco Occhetta, de um episódio de 2005 de "Os Simpsons", "The Father, the Son and the Holy Guest Star" ("O Pai, o Filho e o santo convidado especial", que girava em torno do catolicismo e foi exibido poucas semanas depois da morte do Papa João Paulo II.
O episódio começa com Bart sendo expulso da escola pública de Springfield e sendo matriculado em uma escola católica, onde ele conhece um padre simpático, dublado pelo ator Liam Neeson, que o leva para o catolicismo com sua gentileza.
Homer, então, decide se converter ao catolicismo, para o horror de sua mulher, Marge, do Reverendo Lovejoy e do vizinho Ned Flanders. O episódio toca em questões como o conflito religioso, o diálogo entre fés, a homossexualidade e as pesquisas sobre células-tronco.
"Pouca gente sabe disso, e ele faz de tudo para escondê-lo, mas é verdade: Homer J Simpson é um católico", insiste o "L'Osservatore Romano".
Não é a primeira vez que o jornal do Vaticano elogia "Os Simpsons". Em dezembro passado, quando o desenho animado comemorou seu 20º aniversário, a publicação afirmou que "o relacionamento entre o homem e Deus" é um dos temas mais importantes do programa, que reflete "a confusão religiosa e espiritual do nosso tempo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário