sábado, 28 de fevereiro de 2009

Sadako Sasak (história famosa)



Uma das histórias mais famosas de semba tsuru aconteceu em Hiroshima, em 1945. A menina Sadako Sasaki, tinha 2 anos, quando os americanos lançaram sobre sua cidade, a primeira bomba atômica. Quase tudo foi destruído e arrasado pelo fogo mas Sadako, que se encontrava a 2 km do local da explosão, aparentemente nada sofreu.


Até os 12 anos ela era uma menina alegre, normal e freqüentava uma escola do bairro. Uma das coisas que mais gostava de fazer era correr e um dia, depois de participar de uma corrida, sentiu-se cansada e teve tontura. Na semana seguinte as tonturas voltaram mas ela não disse nada a ninguém.

Certa manhã, sentiu-se muito mal e foi levada para um hospital da Cruz Vermelha, onde descobriram que estava com leucemia. Na época a leucemia estava sendo chamada de "doença da bomba atômica" e muitas crianças que apresentavam os sintomas estavam morrendo. Sadako ficou assustada, pois não queria morrer Chizuco, sua melhor amiga, foi visitá-la no hospital levando um papel, com o qual fez uma dobradura de tsuru e contou a Sadako uma lenda: o grou, ave sagrada no Japão, vive mil anos, e se uma pessoa dobra mil grous de papel, fica curada.

Sadako resolveu fazer os mil grous. Lentamente ela dobrava os grous, apesar da leucemia que a enfraquecia. Ainda que não melhorasse, prosseguia mas infelismente não conseguiu terminar as mil aves de papel. Ela fez 964 até 25/10/55, quando morreu. Então os amiguinhos completaram os 1000.

Tristes, seus amigos, quiseram fazer alguma coisa. Assim, 39 dos seus colegas de classe resolveram formar um clube e arrecadar dinheiro para construir um monumento em memória de Sadako e de todas as outras crianças. Alunos de 3.100 escolas japonesas e de nove outros países fizeram doações. Em 5 de maio de 1958 conseguiram dinheiro suficiente para a construção do monumento, que foi chamado Monumento das Crianças à Paz, e colocado no Parque da Paz, no centro de Hiroshima, exatamente onde havia caído a bomba.

Nele está gravado:
"este é o nosso grito, esta é a nossa prece, construir a paz no mundo que é nosso."

Retirado do site:http://cleide1jean.multiply.com

***Deixo aqui meu agradecinento aos amigos Daniel e Isa por corrigir as informações anteriores sobre Sadako Sasaki.

2 comentários:

  1. Oi td bem,
    segundo o livro Sadako e os mil grous de papel ela não dobrou os mil
    mas sim setecentos e poucos(não lembro exatamente agora) e que seus amigos dobraram os que faltavam pra completar os mil
    eu não sei qual versão é mais correta mas eu sempre conto a do livro.. hehehe
    um abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi!!

    Não sabia que vc tem blog!! Vou add!!

    Bem, na versão que conheço ela fez 964 até 25/10/55, quando morreu. Então os amiguinhos completaram os 1000.

    Bjinhos no ♥

    ResponderExcluir